Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mensagem do Presidente de RI

Verde é a cor do ano 2011-12. Mas por que verde? Porque é a cor da primavera, que traz a promessa de dias melhores. Verde é a cor que dá vida às plantas. Por analogia, não resta dúvida que o momento chegou para pintarmos o Rotary de verde, um verde radiante para colorir os cantos cinza da nossa organização.



No geral em Rotary, só 11% dos rotarianos estão abaixo de 40 anos; já 68% estão acima de 50 e 39% acima dos 60! Não é preciso ser adivinho para saber o que acontecerá daqui a 10, 20 ou 30 anos se ficarmos sem fazer nada. Os novos associados que trouxermos têm que ser jovens e capazes de derramar vigor renovado na organização.



Como então podemos nos tornar mais atraentes para os jovens, hoje em dia tão diferentes comparados aos jovens profissionais de uma ou duas gerações atrás? Temos que ir aonde eles estão, e isto significa usar a internet, estar no Facebook e Twitter, comunicar por e-mail e smartphones. O clube que não tem uma página na internet nos dias de hoje simplesmente não existe para os jovens.



Precisamos resgatar a idéia da família rotária. Temos que ver todos os membros do Rotary como família, sejam eles rotarianos e seus familiares, como também rotaractianos, interactianos, intercambistas, alumni, entre outros. A retenção é algo que tem que ir além do Rotary Club e abranger toda a família rotária.



Quando é para trazer novos associados costumamos olhar sempre para fora, e com isso falhamos ao ignorarmos os jovens que já temos conosco. Entre eles há um sem número que dariam excelentes presidentes de clube, governadores de distrito e líderes seniores da organização.



Devemos isto a nossa família em Rotary: garantir que a nossa não seja uma das últimas gerações de rotarianos. Devemos, no sentido real do termo, Conhecer a Si Mesmos para Envolver a Nossa Família Rotária, para estarmos mais bem preparados para Envolver a Humanidade.


(Kalyan Banerjee Presidente de Rotary International)