Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mês de Junho, dedicado aos Grupos de Companheirismo

O mês de junho é marcante para os rotarianos e há bons motivos para tanto: é o período do ano em que começam as mobilizações para a posse do novo Governador, do Presidente, do Conselho Diretor e também a ocasião em que é realizada a convenção do Rotary International.

A todos os meses do ano é sempre atribuído algum tema, e em função dos acontecimentos importantes que o marcam o mês de Junho, nada mais justo que ele seja considerado o “Mês dos Grupos de Companheirismo do Rotary”.

Em linhas gerais, os Grupos de Companheirismo unem rotarianos na promoção da amizade, compreensão internacional, prestação de serviços e atividades que geram benefícios à comunidade global.

Os rotarianos têm a chance de compartilhar diversos interesses comuns e os Grupos de Companheirismo do Rotary promovem internacionalmente o relacionamento amistoso, a cordialidade, o intercâmbio de idéias e de conhecimento entre pessoas que integram o clube de serviços ao redor de todo o mundo.

Rotary ergueu-se a partir da amizade, conceito que vem se expandindo internacionalmente por intermédio dos Grupos de Companheirismo entre pessoas de diferentes países e culturas que compartilham os mesmos interesses.

Seus integrantes desenvolvem relacionamentos duradouros e se mantêm ativos no Rotary, pois a dedicação aos assuntos de interesses próprios incentiva o comprometimento com a organização.

Existem centenas de Grupos de Companheirismo no mundo rotário que vão desde radioamadorismo, motociclistas, contadores, agentes de viagens, ensino profissionalizantes, educação, etc, e eles abrangem temas diversos que variam de esportes e passatempos a interesses de cunho profissional, e que servem como uma forma de promover o companheirismo, a amizade e a prestação de serviços internacionais.

Além de oferecer a oportunidade de compartilhar interesses comuns com outros rotarianos, muitos membros de Grupos de Companheirismo fazem uso de seus passatempos ou habilidades para ajudar seus semelhantes.

O Grupo de Companheirismo de Canoagem, por exemplo, organizou a despoluição de rios e o Grupo de Companheirismo de Usuários de Computadores ofereceu sessões de treinamento sobre como fazer uso da mídia eletrônica. Integrantes do Grupo de Companheirismo Corações Reparados, ou “Zipper Club,” como eles mesmos se denominam, proporcionaram cirurgias vitais a crianças com sérios defeitos cardíacos.

Os Grupos de Companheirismo surgiram em 1928, quando rotarianos interessados em Esperanto se organizaram informalmente. Em 1947, um grupo de rotarianos entusiasmados por barcos passou a hastear a bandeira rotária em suas embarcações e se autodenominou Grupo de Companheirismo de Iatismo, o de mais longa duração até hoje.

O campo de atuação dos Grupos de Companheirismo do Rotary alterou-se significativamente ao longo dos anos, mas o objetivo continua sendo formar elos de amizade entre rotarianos e oferecer oportunidades para que estes possam se envolver em suas atividades preferidas, sejam elas recreativas ou profissionais.

Aproveite a oportunidade que o mês de Junho oferece e pense na possibilidade de unir-se a um dos grupos de companheirismo devotados à amizade e ao servir.

Convite para posse do Conselho Diretor 2011/2012